SBB

terça-feira, 20 de novembro de 2012

REFLEXÃO - VAMOS AUXILIAR OS APOSENTADOS!

08 de Novembro – Dia do Aposentado!

IDOSOS “POBRES” VÃO MENDIGAR?

“Sou cliente da Caixa desde 1986, e a propaganda na TV sobre Crédito Consignado para Idosos, me deixou muito preocupado, na forma em que é apresentada na TV. Topei com este artigo no site da Empresa do Edvino Borkenhagen, que reparto neste espaço. Edvino é líder da IELB em Foz do Iguaçú, PR. Como empresário, tem um Informativo interessante, o “Borkinfo”. Você pode solicitar a inclusão do seu email para receber estes Informativos - bsc@borkenhagen.net. Confira o site: http://www.borkenhagen.net/mensageiro/2012/1101.html
http://www.borkenhagen.net/imagens/logos/mensageiro.jpg
 
 
IDOSOS “POBRES” VÃO MENDIGAR?
 
Causou espécie o noticiário televisivo dar conta de que o Ministério Público está por fazer uma campanha de esclarecimento aos idosos aposentados, com relação aos empréstimos consignados.
Pergunta-se: Como proliferam empresas que oferecem dinheiro fácil aos aposentados? Quem fiscaliza essas empresas, ou quem verifica a idoneidade de seus integrantes? Não, não são todas as empresas! Referimo-nos às empresas que já foram alvo de denúncia, as quais lançaram empréstimos fraudulentos, as que já foram fechadas pela Justiça.
http://www.borkenhagen.net/imagens/arquivomorto/emprestconsign1.jpgPara um engenheiro iniciar sua profissão, ele precisa do diploma. O diploma é o suficiente? Certamente não, pois se não tiver uma oportunidade para atuar em estilo de estágio em uma construtora, pouco lhe valerá o diploma, ainda mais se a instituição em que tenha se graduado não contar com um laboratório de boa performance.
Para que um contador se estabeleça, ou atue como empregado, é preciso que tenha o tal do diploma e esteja registrado no conselho de classe. Só o curso superior o habilitará a estabelecer-se com toda a estrutura de um escritório contábil? Não! Ainda mais se o laboratório da universidade não estiver bem estruturado. Importa que tenha tido oportunidade de associar a teoria à prática trabalhando num escritório ou numa empresa.
Para que duas pessoas juntem algum dinheiro e explorem o ramo de ofertar empréstimos a pessoas que têm ganho fixo, seguro, como o caso dos aposentados, que preparo deles é exigido? Nenhum! Tendo dinheiro para iniciar as atividades, e alvará de licença para se estabelecer, estão aptas. Não precisam ter noções de economia, não precisam ter curso algum, pois o dinheiro e as técnicas de emprestar e receber são o que comandam.
http://www.borkenhagen.net/imagens/arquivomorto/emprestconsign2.jpgEntão os idosos iludidos e convencidos pela propaganda do dinheiro fácil, tomam empréstimo para comprar, muitas vezes, o que nem seja prioridade, autorizando que o desconto seja feito direto pela Previdência. Há algum limite? Parece que não. Se o Ministério Público vê que deve intervir, é porque não há regra a obedecer.
Para um empregado ter a rescisão de contrato homologada, não pode ter além de 40% do valor do salário descontado a título de adiantamento. Por quê? Se ele precisou do adiantamento e o empregador lho forneceu, por que não pode descontar na rescisão? O total de descontos (incluindo farmácia, mercado e outros convênios) não pode exceder os 60% da Folha. Para habilitar-se a um financiamento, só 30% da renda pode ser comprometida.
Então por que para o aposentado não há um limite? Os legisladores não se preocuparam com ele?
Se a Previdência não determinar um limite para os empréstimos consignados, teremos idosos sem dinheiro na virada do mês, sentindo-se “pobres” até mesmo para comprar itens de primeira necessidade. Passarão a mendigar aos familiares? Parece que não há autoridade para legislar sobre isso. É tão fácil criar mais uma ‘leizinha’ no país do excesso de leis, que limite a ação desses emprestadores de dinheiro e preservar a segurança financeira dos aposentados. Basta querer!
                                                                   Edvino Borkenhagen

0 comentários:

Postar um comentário