Família, Ensino e Igreja
No prefácio do Catecismo Maior o Reformador Matinho Lutero diz:
(...) Todo cristão necessariamente
o deve conhecer. A quem o ignora não se poderia contar entre os cristãos, nem
admiti-lo a qualquer sacramento. Da mesma forma como se exclui e considera
imprestável o artesão que ignora os preceitos e a prática de sua profissão. Deve
fazer-se, por isso, que os jovens aprendam bem e fluentemente as partes que
pertencem ao Catecismo, ou instrução de crianças, e nelas se há de exercitar e
ocupá-los diligentemente. Por isso é dever de todo pai de família, arguir, pelo
menos uma vez por semana, um por um, seus filhos e empregados domésticos, e
tomar-lhes a lição, para verificar o que se sabem a respeito ou estão
aprendendo, e de instar seriamente com eles a que se empenhem no estudo, caso
não conheçam a matéria. (...)
Lutero escreveu o “Catecismo
Maior” e o “Catecismo Menor” com o intuito de poder oferecer aos cristãos um
material com a finalidade de instruir as crianças e pessoas simples. Por isso,
na sua ótica, todo cristão deveria conhecer o catecismo para poder usá-lo na
instrução. Isso resulta da situação que foi constatada na visitação pastoral na
Saxônia, em 1528 a 1529. Percebeu-se que as pessoas estavam sem instrução, por
parte da família.
Lutero enfatiza que os jovens
deveriam ser incentivados sempre para que aprendessem sobre o Reino de Deus.
Fala da responsabilidade das três ordens, o pastorado, o regimento do casamento
e família, e a autoridade civil para ensinar e disseminar o catecismo. Sua
preocupação com o ensino inclui essas ordens, inclusive, fala que os pais aprendam primeiro para depois
ensinarem os filhos, porque havia muita falta da instrução nas verdades do
Evangelho.
Desse jeito, a família é o centro
da educação, a responsabilidade paterna
não está em somente dar nome, profissão e uma condição de vida aos filhos, está
na formação de seu caráter. Os pais ensinando as crianças para viverem de
acordo com o reino de Deus, isso colabora para uma transformação social, o que
ajuda a Deus no seu governo sobre o mundo. A formação integral do ser humano é o
que interessa Lutero quando se fala em ensino.
A função dos professores também é
muito importante na formação das pessoas. Os professores não seriam apenas
funcionários públicos, porém teriam um papel importante na formação espiritual
da pessoa também. Sua proposta era de uma escola e professores cristãos, este
seria um marco na cristandade, o qual teria reflexos na vida social, e
proporcionaria uma transformação social. Sempre lembrando que enfatizava o
Evangelho como pano de fundo na escola.
O educador ajuda aos pais na
formação dos filhos. Por conseguinte está o papel da Igreja de incentivar o
ensino entre os seus membros, devido à questão teológica envolvida, a saber, a
pregação do Evangelho, no âmbito do plano de Deus para a salvação das pessoas.
Resumindo, a educação começa em
casa. Com a família e passa pela escola, sempre se lembrando da Igreja como
a que provê a direção teológica, por meio da Bíblia, isto envolve o governo, que
é um meio pelo qual Deus governa o mundo e a sociedade.
A
responsabilidade de educar os filhos começa em casa com os pais. Fica a
pergunta: Pais, vocês estão fazendo a
sua parte?
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