SBB

domingo, 2 de outubro de 2016

MENSAGEM DO DIA

   
Alcemar Cabreira
 
TEXTO: SL 14
TEMA: NÃO SEJAMOS INSENSATOS, MAS SÁBIOS.

Vivemos numa sociedade onde somos tratados, em dados momentos, de forma injusta por determinadas instituições ou pelas pessoas. Elas se reúnem para falar mal, julgar, discriminar e ridicularizar os outros. As pessoas que agem dessa forma são vazias, não têm nada a oferecer, são tolas, ignorantes, por isso, têm esse tipo de comportamento.

O salmo retrata esta situação. Os mestres e líderes do povo de Israel não buscavam a Deus, ou seja, eram insensatos. Eles ridicularizavam os conselhos dos humildes. Eram obreiros da iniquidade. Desprezavam o povo de Deus. Eram pessoas que não agiam com sabedoria em sua vida espiritual e ética. Pessoas que não sabiam fazer escolhas corretas. Por isso, eram consideradas insensatas, e uma de suas grandes tolices é chegar ao ponto de afirmar que Deus não existe.

O insensato avalia seu caminho e o classifica como justo. Ele rejeita os conselhos e reage muito mal às criticas, mesmo que sejam realmente construtivas e bem intencionadas, pois a ideia de que precisa ser corrigido por outras pessoas, atinge diretamente seu orgulho. O tolo orgulhoso sofre por causa das coisas que diz. O tolo é descuidado e age sem pensar. O tolo se diverte com as suas tolices. Quando o tolo fala, ele causa a sua desgraça, pois acaba caindo na armadilha das suas próprias palavras.

Como cristãos, tenhamos cuidado com a maneira como vivemos e que não sejamos como insensatos, mas como sábios. Esta é a recomendação do apóstolo Paulo, conforme Efésios 5.15 e 16. Dentro da importância do testemunho cristão, Paulo exorta seus leitores a verem cuidadosamente a maneira como estavam se portando perante os de fora. Esta deve ser a nossa vivencia: viver de acordo com os ensinamentos das Escrituras, como sábios e não tolos. No que consiste o andar com sabedoria: Consiste em fazer a vontade de Deus. Por isso, queremos ser o sal da terra, uma luz para as pessoas, refletindo a sabedoria e o amor de Deus. Amém.

0 comentários:

Postar um comentário