SBB

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

MENSAGEM

Pastor- Horst Reinhold Kuchenbecker
      Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa (Jeremias 23.5-6 RA).
      O profeta Jeremias viveu no tempo em que o juízo de Deus começou a desabar sobre Judá. Ele atuou nos anos 626 – 586 a.C. As dez tribos do norte de Israel já haviam sido levadas ao cativeiro da Síria e nunca mais se reorganizaram. Judá recebeu mais um tempo da graça, mas não se deixaram mover ao arrependimento, mas continuaram na idolatria. Então Deus enviou o rei da Babilônia que subjugou a tribo de Judá e a levou ao cativeiro da babilônia. Terrível.
      Antes desse acontecimento, o profeta Jeremias pregou a palavra de Deus com todo empenho. Chamou o povo, os sacerdotes e os reis ao arrependimento. Pregou durante o tempo dos últimos cinco reis de Judá, dos quais somente Josias, que morreu cedo, foi temente a Deus. Os outros reis continuaram fazendo o que era mau diante de Deus e foram inimigos do profeta. Lutero diz com razão, o profeta Jeremias teve um dos ministérios mais difíceis e sofridos.  Vemos isto no seu livro: Lamentações de Jeremias. Só Baraque, seu fiel escrivão, permaneceu com ele. Na oração Jeremias buscava forças para sua árdua missão.
      Jeremias pregou arrependimento, mas também o sublime evangelho, anunciando a vinda do Salvador, como nosso texto o mostra.
      Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que levantarei a Davi um Renovo justo. Vêm dias. Ele não fixa a data. Mas a vinda é certa, em que Deus levantará um renovo a Davi. Ele será, conforme prometido, filho de Davi, isto é, de sua descendência. Renovo é um broto que sai de uma raiz, de um tronco cortado ou queimado, do qual não se esperava mais que brotasse. Que quadro triste. Esta árvore deveria ser frondosa em todos os tempos. Mas o povo de  Israel, e especialmente a tribo de Judá, a descendência de Davi desviou-se de Deus. Foram incrédulos. Voltaram-se para a idolatria. O juízo sobre eles era inevitável. Judá será destruída. Porém, após a destruição, quando parecia que tudo estava perdido e não havia mais esperança, Deus fará surgir um Renovo. Isto se cumpriu fielmente.
Quando a casa do rei Davi estava reduzida à miséria, a uns pobres remanescentes sem expressão, eis que então Deus faz brotar um Renovo da pobre virgem Maria, que não encontrou nem sequer abrigo em Belém. Um Renovo justo. Ele será justo desde o nascimento, a saber, será santo, sem pecado. Jesus se humanou na virgem Maria, porém, como ente divino era santo e justo, sem pecado.
      Ele será rei e reinará sabiamente. Ele executará juízo e justiça na terra. Sim, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo (2 Co 5.19). Ele mesmo trabalhará a justiça para nós. Por seu sofrer, padecer e morte de cruz ele reconciliou a humanidade com Deus Pai. Ele cumpriu a lei por nós. Ele venceu nossos inimigos, pecado, morte e Satanás. Podemos cantar: Agora temos salvação, de graça e por bondade. (HL 373.1) Quem, porém, o rejeitar será rejeitado eternamente.
      Naqueles dias, Judá será salvo e Israel habitará seguro. Judá e Israel representam aqui todo o povo de Deus, a igreja cristã, a comunhão dos santos. A Igreja cristã será amparada por Deus e habitará segura. Pois Cristo traz salvação, paz e a vida eterna. Por isso ele é chamado: Senhor, justiça nossa.
      Conserva o teu ensino, / nos tempos já do fim, / e em teu poder divino / estende a igreja assim / que muitos, com firmeza, / esperem redenção. / Ó Deus, lhes dá certeza / da eterna salvação. (HL 305.1)

0 comentários:

Postar um comentário