SBB

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

REFLEXÃO

     Vivemos em uma época perigosa e enfrentamos problemas urgentes, não apenas relativos ao meio ambiente, mas também a terrorismo, guerra, sexualidade, miséria mundial e definições de vida ou morte. Precisamos conhecer nosso lugar no Universo, as obrigações que temos uns para com os outros e para com este planeta. Será possível responder a esses questões sem Deus?
      Vaclav Havel, ex-presidente da República Checa, remanescente de uma cultura comunista que tentou, com afinco, viver ...sem Deus, enunciou o problema:
      "Acredito que, com a perda de Deus, o homem perdeu um tipo de sistema de coordenadas, absoluto e universal, ao qual podia sempre relacionar tudo, principalmente a si mesmo. Seu mundo e sua personalidade começaram a se fragmentar gradualmente. Fragmentos incoerentes e distintos, que correspondem a coordenadas relativas e diferentes (...) Venho de um país onde as florestas estão morrendo, os rios parecem esgotos, e onde, em alguns lugares, os moradores são aconselhados a não abrir suas janelas, a arrogância dos homens da nova era, que se entronizaram como senhores de toda a natureza e todo o mundo (...) Quero dizer, em humilde respeito por toda a criação e a consciência de nossas obrigações para com ela. (...) Se os pais acreditarem em Deus, seus filhos não precisarão usar máscaras de gás para ir à escola, e seus olhos não serão tapados pelo pus".

0 comentários:

Postar um comentário