SBB

sábado, 5 de maio de 2012

Conheça a Bíblia - 1º João

Tema da epístola: esta carta explica verdades básicas sobre a vida cristã com ênfase no mandamento de os cristãos amarem uns aos outros.   

       As provas disponíveis indicam que João, o apóstolo, foi o autor não somente do evangelho do mesmo nome, mas também das três epístolas de João. Estas cartas foram escritas, segundo se supõe, entre os anos 85 e 100 d.C.

       A primeira epístola foi escrita a uma coletividade cristã que tinha de enfrentar a heresia gnóstica do primeiro século que afirmava que Jesus Cristo não se tornou, de fato, um ser humano, mas que ele tinha somente aparência de homem. O autor diz que essa falsa doutrina vem do espírito do Inimigo, o espírito do erro.

       João procurava animar seus membros a viver uma vida em conformidade com a comunhão com Deus e com Cristo. Aborda assuntos tão vitais como a justiça, o amor, a verdade e o conhecimento. O autor não considera estes assuntos simplesmente como requisitos éticos, mas como realidades religiosas fundamentadas na revelação cristã de Deus e de seu Filho, o Senhor Jesus Cristo.   


0 comentários:

Postar um comentário