SBB

sábado, 12 de maio de 2012

Conheça a Bíblia - 2º João

       TEMA DA EPÍSTOLA: Esta carta, dirigida à "senhora eleita e aos seus filhos", adverte os cristãos quanto aos falsos profetas. 


       A segunda epístola foi escrita para advertir uma mulher cristã contra a comunhão indiscriminada com os incrédulos. As ideias principais da epístola são o amor, a verdade e a obediência, que em parte se complementam entre si. A obediência sem amor é servil; o amor sem obediência é irreal; nenhum dos dois elementos pode florescer fora do ambiente da verdade. 

A carta é dirigida "a senhora eleita", e este é, provavelmente, seu significado, embora muitos interpretem como expressão figurativa que designa a uma igreja. Ao que parece, a epístola é uma carta pessoal a uma mulher cristã que João conhece, talvez uma viúva, e o motivo foi o encontro com alguns de seus filhos aos quais ele achou fiéis na fé em Cristo (vs. 4).

       João, o autor, pede aos leitores que amem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinas falsas que estão sendo espalhadas pelo mundo. Tudo indica que essas doutrinas são as mesmas condenadas na primeira carta. Sempre haverá doutrinas falsas a respeito de Jesus Cristo que os cristãos devem rejeitar. Para os cristãos de todos os tempos e de todos os lugares o ensinamento de Cristo é o que importa (vs. 9-10).

0 comentários:

Postar um comentário