SBB

terça-feira, 1 de maio de 2012



Tenho valor. Por que?

- A forma como a gente se considera está diretamente relacionada com a felicidade e o bem estar ou com o fracasso e mal estar. Muitas pessoas se odeiam, se consideram horríveis, nada vêem de positivo, de útil em si.
- Profissionais da motivação ensinam: "Sou vencedor"; "eu posso"; "eu sou especial".
- Outros buscam outras formas de melhorar a imagem e auto-estima. Ex. cirurgias plásticas, roupa da moda.
- Não faltam receitas que propõe o ideal da felicidade e bem-estar da pessoa.
- Se tudo fosse tão eficaz, não haveria tantos problemas no mundo.
Quanto você vale?
- Um cientista inglês fez estudos especiais sobre o valor químico do ser humano e chegou a conclusões bem curiosas. Com a gordura de um corpo adulto saudável, pode-se fabricar sete sabonetes. Nosso organismo tem açúcar suficiente para adoçar uma xícara de café; ferro para fabricar um prego tamanho médio e o fósforo daria para dois mil e duzentos palitos. Além de outras matérias sem importância, mais de quarenta por cento do corpo humano é água. Se tudo fosse vendido coma matéria-prima, daria em torno de 10 dólares.
- Vamos reconhecer: Não valemos muita coisa. O verdadeiro valor do ser humano não está no palpável nem no valor relativo do mercado.
- Na nossa sociedade quem tem dinheiro é reconhecido. Quem tem currículo com diversos cursos, torna-se autoridade, consegue reconhecimento. A sociedade valoriza quem tem méritos.
- Como então um Zé-ninguém pode construir uma auto-estima positiva?
Qual é a fonte para a auto-estima? Por que sou importante? Por que devo melhorar a auto-estima?

Duas respostas:
1. Perspectiva Humana. O indivíduo tem em si um valor próprio, um potencial criador.
2. Perspectiva cristã. Somos criaturas falhas e corrompidas. Isso nos torna incapazes de qualquer obra perfeita. Não temos nada de bom e nem merecermos nada. Apesar disso, Deus nos ama, nos acolhe, perdoa e salva pela fé em Cristo.
- Deus ama a todos de igual forma. O espoliado, o marginalizado, aquele que, para os olhos da sociedade não tem valor, não produz, não sabe falar direito. Não importa o valor que o mundo atribui para a pessoa. Todos somos criaturas divinas culpadas pelos seus erros, mas que Deus oferece o perdão gratuitamente pela fé.
 - O amor de Deus nos coloca acima de toda criatura. Cada ser humano vale mais do que toda riqueza do mundo. Salmo 8. “Ó Senhor, quão magnífica é toda tua obra”.
- É pela fé em Cristo que Deus nos ama e nos considera. Cristo é a motivação do cristão. A verdadeira motivação está no fato de sabermos que Deus nos ama e nos acolhe como filhos. Sl 84.12
- O incrédulo não possui esta qualidade de vida. A motivação do incrédulo vai até o limite de suas próprias forças. Quando estiverem esgotadas, sente-se totalmente derrotado.
- Quando reconhecemos o que Cristo fez por nós, a felicidade e o bem-estar sempre vão bater na nossa porta.
- Mesmo assim nunca vamos atingir a felicidade 100%. Não existe uma felicidade constante e completa nesta vida, pois este mundo é um "vale de lágrimas" e nós somos falhos e limitados. Por mais capacitados que sejamos, não somos perfeitos.

Realização pessoal
- Como filhos de Deus, temos valor e podemos cultivar o amor próprio e nos considerar importantes. Amar a si mesmo faz bem para a vida. Nada mais justo do que conseguir a satisfação plena no lugar em que Deus nos colocou.
- A vida humana foi dada para ser vivida. Cada pessoa tem o direito de ser feliz. O ser humano é convidado a ter o prazer de usufruir uma vida de alegria e realização pessoal.
- "Uma boa auto-imagem é a mais valiosa propriedade psicológica de um ser humano".
Valorizar-se
- É muito importante aceitar as falhas e aprender com elas. Todos falham. Tente se compreender, não se condenar. Não se preocupe com seus erros do passado. Deus pode perdoa-los pela fé em Cristo Jesus.
- Todos nós sofremos desapontamentos que despertam negativismo, raiva e mágoas. Não podemos permitir que eles diminuam a nossa auto-imagem.
- Esqueça as frustrações e fracassos. Deus pode lhe dar força para vencer e ter sucesso.
- Nunca duvide da profundidade do amor de Deus.
- O amor próprio é um aprendizado. Se você sabe que Deus o ama e lhe valoriza, você deve se amar. Você não tem o direito de dizer que não tem valor. Deus lhe tornou filho seu, pela fé em Jesus, lhe perdoou, lhe deu vida. 1 Jo 3.1- Is 43.1

Você é o que é
- A pessoa tem de se aceitar como ela é. Nós podemos desenvolver os dons que Deus deu. Podemos desenvolver nossas capacidades. Mas não podemos imitar outra pessoa.
O problema do individualismo
- Mas de forma especial, a vida cristã é coletiva, de comunidade. Comunidade com Deus e com o próximo. Na fé cristã o indivíduo procura o bem-estar da comunidade.
- A exagerada preocupação com a salvação pessoal e com o eu é coisa do individualismo. E o individualismo tira a alegria pela salvação da humanidade.
- A missão dos filhos de Deus é abrir espaços, renunciar a si próprio em benefício do outro, acolher o outro como Cristo nos acolhe. É a missão do antiindividualismo. A salvação é pessoal, mas esta salvação compromete os cristãos à vivência da fé em comunidade.
- Você é chamado para ser instrumento, na construção do bem-estar e felicidade da comunidade. A pessoa que ama e vive apenas para si, torna seu mundo pequeno e limitado.
- Saia de si mesmo e aprenda a arte de esquecer de si e ter interesse pelos outros. O tamanho do seu mundo é o tamanho do seu coração. Para muitos ele parece que só tem um habitante. Este mundo se amplia na medida em que no seu coração entram os sentimentos dos outros.

Soluções - A mente formada
- Deus nos deu grandes capacidades. Elas podem ser usadas de duas formas: Primeiro, para consentir o fracasso, a derrota, a tristeza, o ódio, doenças e até a escravidão. Segundo para alcançar alegria, paz, vitórias, progresso, saúde e liberdade.
- Você é o que a sua mente de fato acredita que seja. Você é aquilo que pensa. Os seus sentimentos controlam o seu dia-a-dia. Se você armazenar desgraças na sua mente, é isso que você acaba enxergando no mundo. Se você tiver amor, vai receber amor. Se tiver ódio vai receber ódio. Quando projetamos nossas imperfeições e defeitos, estamos olhando para o mundo através do conteúdo de nossa mentalidade.
- Pensamentos de carência criam carência. Maus pensamentos podem nos tornar doentes. Tudo o que impregnarmos em nossa mente, seja de bom ou mau, se manifestará de forma objetiva. A causa está na mente da pessoa. (Jesus disse: Do coração procedem os maus pensamentos, as ...)
- Aquilo que você dá atenção será ampliado. A sua visão de mundo é o que está em sua mente, que você está focalizando. Se você disser sou um fracassado, não presto, isso fará com que você fracasse. Nossa mente estoca situações negativas que se reproduzem várias vezes por dia.
- Nós somos muito daquilo que exercitamos. Se exercitarmos negativismo, vamos obter resultados negativos. Se exercitarmos fracasso, vamos obter fracassos.
- Muitas das nossas limitações, só existem na nossa cabeça.
- Se você se apresentar ao mundo melancólico, cabisbaixo, mal-humorado, revoltado é assim que o mundo o receberá.
Como corrigir a mente?
- Corrigir a maneira de pensar.
- Deixe que Deus tome a direção e governe a sua vida. E, com auxílio de Deus, você pode controlar e exercitar a mente.
- Administre o emocional.
- Ajuste o foco da sua vida. Uma vida não focalizada é uma vida desperdiçada, que acaba ficando exposta às fragilidades. Defina exatamente o que você quer. Seja específico naquilo que busca. O ser humano tem dentro de si a energia necessária para realizar seus objetivos. Sem objetivos, a vida nos leva a qualquer lugar. Com objetivos vamos aonde queremos. Seus objetivos estão desafiadores? Estão levando para onde?
- Se você consegue aquilo que foca, então foque aquilo que quer.
- Desenvolva resistência interior. Não deixe que a sua mente o controle. Controle-a você sempre. Se você não controlar seus pensamentos eles irão controla-lo. Não permita que seus pensamentos e emoções se amotinem, pois assim você estará permitindo o controle. Exercite até dominar.
- Esvazie a mente dos pensamentos de carência e negativismo. Visualize ideias positivas e procure pensamentos alegres. Liberte a mente de toda má vontade. Saia da rotina, livre-se de normas de infância.       - Conscientize-se: Em Cristo Jesus Deus me amou. Pela fé em Cristo, sou filho de Deus, perdoado, regenerado. Deus me dá sua paz, ele me ama e cuida de mim. Posso estar feliz. É nesta certeza que encontro forças para viver.
- Memorize um versículo Bíblico.
- Acredite que você, pela ajuda de Deus, vai vencer obstáculos, terá êxito nos seus empreendimentos. Exercite esta convicção diariamente.
- É preciso passar por cima das dificuldades. Os obstáculos fazem parte da nossa vida. A persistência é uma das condições da vitória. Sem esforço não há vitória.
- Preparar-se para o pior, enquanto se espera o melhor é uma ferramenta poderosa.
- Deus implantou no ser humano a dinâmica da vida. Sl 18.32:” Deus que me revestiu de força...”

Soluções para os problemas
- A vida é um problema atrás de outro. Mas os problemas são estímulos para o crescimento. É preciso aprender com o problema. Os problemas incentivam a coragem e a sabedoria. É por causa deles que a gente cresce. Qualquer experiência que machuque nosso sentimento traz consigo a oportunidade de crescer. "Quando a vida lhe apresentar um limão, faça dele uma limonada".
- Uma grande parte das preocupações são insignificantes sem grandes consequências que desgastam nossas forças inutilmente.
- Por mais difíceis que os problemas nos pareçam, ou realmente sejam, levante seus olhos e veja as possibilidades. Elas estão sempre presentes. Esteja sempre preparado, pois as oportunidades aparecem normalmente. Quem não está preparado perde as oportunidades, e às vezes nem percebe que elas existem.

Em caso de perdas
- Você está fazendo algo que Deus deseja e está fazendo o melhor que puder e procura seguir os desígnios de Deus, então ponha tudo nas mãos dele. Tenha absoluta confiança de que Deus fará o melhor mesmo que, aos seus olhos, no momento não pareça o melhor. Sempre pense e trabalhe positivamente.
Viver contente
- A alegria é uma necessidade biológica de cada ser humano. A tristeza destrói.
- Tem gente que passa a vida se queixando, passa estressado e com sentimentos amargos. Se fizer as contas passa um terço da vida assim.
- O Apóstolo Paulo afirma: “aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Fp 4.13. Tudo o que Paulo quer e consegue fazer é causado pela graça de Deus.
- Treinar a alegria: Assim como aprender a escrever é um aprendizado e leva tempo, a alegria também é um aprendizado.
- Determine para si a alegria e tenha domínio sobre ela. Não aceite imagens negativas do passado. Perdoe seus erros.
- Procure a alegria não a tristeza. Não se fixe nos fatos desagradáveis nem deixe que ocupem os espaços da mente. Faça com que todas as coisas na sua vida repassem alegria. Quando sorrimos, mesmo que não estejamos sentindo nada, o nosso cérebro recebe uma mensagem de que está tudo bem.
- Treine o sorriso. O sorriso é contagiante. Quando fizermos do sorriso um hábito diário as pessoas vão se aproximar da gente e apreciar a nossa companhia. O sorriso é muito importante para melhorar a auto-estima.

A força interior e a força que vem de Deus
- Grandes nomes da área da motivação dizem que a paz, o amor, a alegria a fartura e todas as riquezas estão dentro de nós, na nossa mente. Eles dizem que, se pensarmos o bem, acontece o bem. Dizem que esta força interior é tão forte que ela pode criar a doença ou a saúde, a pobreza ou a riqueza. Dizem também que a gente tem poder de declarar o sucesso e a riqueza para si.
- É verdade que, se usarmos a nossa mente com sabedoria e construtivamente a gente cresce.
- Deus nos deu capacidades. A força que a gente necessita Deus nos dá. Quando a gente tem consciência disso somos  capazes de enfrentar qualquer coisa, sem se abater e deprimir, mesmo nas situações mais difíceis. A gente deixa de sentir-se tenso, e nervoso.

É preciso reabastecer
A nossa vida de fé ainda está sob a cruz. Temos sofrimentos. Apesar de termos sido salvos pela fé, ainda estamos no pecado. Pelo pecado nossas forças esgotam. Elas precisam ser reabastecidas pela Palavra e Sacramentos.
- Com a ajuda de Deus a gente é forte e têm o necessário para enfrentar o que vier. Se você crê em Deus você tem uma força a seu dispor.
(Extraído de Sermões online - Rev. David Karnopp)

0 comentários:

Postar um comentário