SBB

terça-feira, 15 de maio de 2012

MEDITAÇÃO (Adaptada)

Texto: Salmo 119.9-16 / Mc 10.35-45

     Tema: Como viver de modo agradável a Deus?     O Sl 119 foi escrito por alguém que demonstra uma paixão muito grande pela Palavra de Deus, que é o mais alto bem que Deus nos deixou. Ele deixa claro que a Palavra de Deus contém tudo aquilo que nós precisamos saber. Como uma pessoa temente a Deus, ele quer viver em fidelidade e amor e melhor conhecer e viver a vontade de Deus manifestada na sua Palavra.
     Ele quer observar, guardar e reter a Palavra de Deus a fim de viver uma vida agradável a Deus. Ele busca essa palavra de todo o coração. Ele pede para que Deus não o deixe se desviar desta palavra. Ele louva a Deus porque ele ensina a sua Palavra e, assim, ele pode dar testemunho desta palavra. Ele valoriza tanto essa palavra que, para ele, ela é mais importante que todas as riquezas e bens materiais. Ele também diz que medita nesta palavra de Deus e tem respeito pelos caminhos que Deus lhe propõe.
     Ele conclui, dizendo que a palavra de Deus é o seu prazer e que não se esquece dela. Portanto, esse texto nos convida a refletir sobre o tema: Como viver de modo agradável a Deus?
     O Salmista queria viver de modo agradável a Deus e, por isso, ele procurava observar, guardar e reter a palavra de Deus em seu coração. Será que nós estamos fazendo assim?
     O Salmista queria viver de modo agradável a Deus e, por isso, ele louvava a Deus pelo fato de ter o privilégio de ser orientado na sua palavra e, assim, poder compartilhar e testemunhar essa palavra com todas as pessoas. Será que nós estamos fazendo assim?
     O Salmista queria viver de modo agradável a Deus e, por isso, ele valorizava a palavra de Deus e a considerava mais importante do que todos os bens materiais. Será que nós estamos fazendo assim?
     O Salmista queria viver de modo agradável a Deus e, por isso, ele tirava tempo para meditar na palavra e procurava obedecer às orientações que recebia de Deus na sua palavra. Será que nós estamos fazendo assim?
     O Salmista queria viver de modo agradável a Deus e, por isso, sentia prazer em estar em contato com esta palavra e não se esquecia dela. Será que nós estamos fazendo assim?
     Quando nós analisamos a nossa vida sob esses aspectos relacionados à palavra de Deus, precisamos reconhecer que nem sempre procuramos observar, guardar e reter a palavra de Deus em nosso coração; nem sempre buscamos a palavra de Deus de todo o coração; nem sempre louvamos a Deus pelo privilégio de sermos ensinados por ele e testemunhar a sua palavra; nem sempre valorizamos a palavra de Deus e a consideramos mais importante que todos os nossos bens materiais; nem sempre tiramos tempo para meditar na palavra e nem sempre obedecemos as suas orientações; nem sempre sentimos prazer em estar em contato com esta palavra e nos esquecemos facilmente dela.
     Tudo isso revela o nosso interior, a nossa desobediência, o nosso afastamento de Deus, e quão pouco valorizamos a palavra de Deus e, por isso, não vivemos de modo agradável a ele. Por essas atitudes, somos merecedores do juízo e do castigo de Deus nessa vida e por toda a eternidade. Na sua palavra, Deus deixa muito claro que nós jamais conseguimos viver de modo agradável a ele por nós mesmos, pelos nossos próprios esforços e pela nossa obediência. Ele deixa claro que foi necessário vir ao nosso encontro na pessoa do seu filho Jesus Cristo, para mudar o nosso relacionamento com ele e com a sua palavra. E Jesus foi encarregado desta tarefa, vindo ao mundo, sofrendo, morrendo na cruz e ressuscitando ao terceiro dia. Assim ele pagou pelo nosso pecado, pela nossa desobediência e nos trouxe para um novo relacionamento com Deus e com a sua palavra.
     O profeta Jeremias fala dessa nova realidade, quando diz que o Senhor Deus vai imprimir na nossa mente a sua palavra e vai inscrevê-la em nossos corações. Ele vai perdoar as nossas iniqüidades e dos nossos pecados jamais se lembrará. O autor da carta aos Hebreus nos ensina que Jesus foi obediente à vontade de Deus e assim se tornou o autor da salvação eterna para todos os que lhe obedecem.
     Todas as bênçãos conquistadas por Jesus em sua obra redentora, Deus continua nos oferecendo absolutamente de graça, na palavra, no batismo e na santa ceia. Eis porque é tão importante guardar, observar e reter a palavra de Deus em nosso coração, como também valorizar os sacramentos do batismo e da santa ceia, para viver de modo agradável a ele.
     No evangelho de hoje, Jesus se coloca como modelo de obediência, pois ele “não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”. O serviço de Jesus por nós é a mola propulsora do nosso serviço a ele, especialmente para o testemunho do seu amor ao mundo.
     Quando nós, como o Salmista, buscamos a palavra de Deus de todo o coração, somos fortalecidos pela graça de Deus para não nos desviarmos do caminho do Senhor e assim vivermos de modo agradável a ele.
     Portanto, nos lembremos sempre de procurar observar, guardar e reter a palavra de Deus em nosso coração; buscar a palavra de Deus de todo o coração; louvar a Deus pelo privilégio de sermos ensinados por ele e testemunhar a sua palavra; valorizar a palavra de Deus e a considerar mais importante que todos os nossos bens materiais; tirar tempo para meditar na palavra de Deus e sempre obedecer as suas orientações; sentir prazer em estar em contato com a palavra e não nos esquecer dela. Que Deus, em sua graça, nos ajude. Amém!

0 comentários:

Postar um comentário