SBB

sábado, 20 de outubro de 2012

Conheça a Bíblia - AMÓS

TEMA DO LIVRO: Durante um tempo de prosperidade, este profeta de Judá pregou aos ricos líderes de Israel sobre o juízo de Deus; insistia em que pensassem nos pobres e oprimidos, antes de pensarem em sua própria satisfação.

Natural de Tecoa, local situado a vinte quilômetros ao sul de Jerusalém, Amós era pastor e também cultivava sicômoros (figos silvestres). Enquanto cuidava do gado, recebeu o chamado de Deus para exercer o ministério profético. Profetizou no reino do norte durante breve período na segunda metade do reinado de Jeroboão II (785-744 a.C.), rei de Israel, e durante o reinado de Uzias (780-740 a.C.), rei de Judá.
A grande proclamação feita no início de sua profecia fixa o tom da mensagem de Amós. A voz de Deus, como a de um leão que ruge, será ouvida desde Sião no dia do juízo. Sob o respeitável manto da prosperidade material, Amós põe a descoberto a massa putrefata do formalismo religioso e a corrupção espiritual. Aponta a total indiferença para com os direitos humanos e para com a pessoa humana, e assinala a decadência da moral e da justiça social.
O profeta tinha um remédio para o mal que ameaçava a vida da nação. O homem devia buscar a Deus, devia arrepender-se e estabelecer a justiça a fim de poder viver. Todavia, para ressaltar o aspecto irremediável da situação, o profeta Amós adverte que os responsáveis pelo mal que açoitava a terra não se "afligiam" pelo desastre que se avizinhava. Em consequência, outra coisa não esperava a Israel senão a destruição. O dia do Senhor não será um clamor de Israel, segundo acreditavam algumas pessoas daquele tempo, mas uma confirmação das exigências do caráter moral de Deus contra os que o haviam rejeitado. Somente quando esta verdade fosse reconhecida é que se estabeleceria o esplendor do reino davídico. Porém esse dia era inevitável. A mensagem de Amós é, em grande parte, um "clamor de justiça".

0 comentários:

Postar um comentário