SBB

terça-feira, 26 de março de 2013

REFLEXÃO PARA A SEMANA SANTA

 
 

 TEXTO: MT 21.1-11
TEMA: SAUDEMOS O NOSSO REI JESUS!
      Jesus estava a caminho de Jerusalém. Não era a primeira vez. A Escritura registra outras visitas que Jesus fizera antes de sua entrada em Jerusalém, pela a última vez. Entretanto, esta entrada à Jerusalém, era uma ocasião especial. Ele entraria para salvar a cidade e seus moradores, chamando-os ao arrependimento. Sendo assim, ao contrário das vezes anteriores, há uma preparação especial para sua entrada. Jesus escolhe dois discípulos para enviá-los a Betfagé, onde encontrariam uma jumenta e uma jumentinha. E a ordem de Jesus era: “Soltem a jumenta e a tragam para mim. Se alguém perguntar: O que estão fazendo com a jumenta? Respondam simplesmente: O Senhor precisa dela”. Tudo ocorreu como Jesus tinha dito. Os discípulos encontraram os animais e os trouxeram. Colocaram em cima dele as suas vestes e ajudaram a Jesus a montar.

      De forma tão simples, Jesus inicia à sua caminhada. Ele quer entrar em Jerusalém. Contudo, Ele faz uma caminhada completamente diferente da que era costume em Jerusalém e outras cidades, quando o retorno dos conquistadores vitoriosos era uma verdadeira festa; mostravam seus triunfos depois de uma batalha, ou dum cortejo real. A entrada de Jesus é diferente. Ele quer entrar como um Rei, porque foi anunciado pelo profeta: “Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei, humilde, montado em jumento, num jumentinho, cria de animal de carga.” Jesus se apresenta ao povo como um Rei: “Eis aí vem o teu Rei”. Mas um Rei que está acima de todos os reis e de todos os senhores da terra, pois Ele é soberano e absoluto. O Messias que foi profetizado pelos profetas. O Bendito que vem em nome do Senhor. O Rei dos reis, que chora para trazer-nos a salvação.

      Em sua humildade, Jesus demonstra que o seu reino não é terreno, mas espiritual. Sem dúvida, o Reino de Jesus Cristo não é deste mundo; é um Reino celestial é o Reino de Deus que será totalmente regido por Jesus Cristo quando de sua segunda volta gloriosa. Graças a Ele nós já nos tornamos cidadãos desse Reino, e Cristo tem se tornado Nosso Senhor e Rei. Jesus Cristo voltará a esta terra como Rei dos reis e Senhor dos senhores. Pelo que podemos viver com alegria e muita esperança no seu regresso para reinar eternamente como Rei absoluto.

      A entrada de Jesus em Jerusalém, como Rei é uma festa de alegria. Os discípulos e numerosa multidão rendiam homenagens espontâneas a Jesus, que se encaminhavam triunfalmente a Jerusalém, preparando-lhe uma passagem ou caminho com as próprias vestes e com ramos que cortavam de arvores e espalhavam pelo caminho. Era o delírio do povo gritando, clamando com entusiasmo: “Bendito o vem em nome do Senhor. Hosana nas maiores alturas.” Jesus foi chamado de Bendito, pela multidão: Bendito o Messias, bendito o Rei de Israel, bendito o Filho de Davi. O povo reconhece que Jesus é Bendito, porque veio em nome do Senhor! Reconhece que o Mestre é o Filho de Deus, aquele que vem em Seu próprio nome. Naquele momento, o anseio do povo se transforma em esperança ao receber o Rei Salvador, que vem para sofrer, morrer e ressuscitar. O reconhecimento de Jesus Cristo como Messias, que não foi aclamado por aqueles que representavam as leis da sua época, mas sim pelos que estavam desesperados e sem esperança.

     Também queremos saudar o nosso Rei Jesus. Saudando com o mesmo entusiasmo, alegria e pensamento do povo de Jerusalém, juntando as nossas vozes ao coro dos que cantavam “Hosanas” e dos que clamavam: ”este é o profeta Jesus de Nazaré da Galiléia”. Saudar com corações arrependidos e confiantes em Jesus, pois este mesmo Jesus quer entrar em nosso coração. Ele está à porta e bate. Está de braços abertos, oferecendo-nos perdão para todos os nossos pecados, nos dá vida e salvação. Em gratidão colocamos tudo o que somos e temos ao seu serviço; em gratidão cantemos verdadeiros “Hosanas” de fé ao Rei que quer entrar em nosso coração, em nossos lares e em nossa congregação derramando copiosas bênçãos sobre nós."

 
ELE MORREU POR NÓS




0 comentários:

Postar um comentário