SBB

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

MENSAGEM DO DIA

TEXTO: GN 2.24
TEMA: UNI VOSSAS VIDAS NO SENHOR!

       Uma igreja bem enfeitada, pessoas bem vestidas e os noivos formando um par deslumbrante fazem parte de uma cerimônia religiosa de um casamento. É um acontecimento que causa alegria e emoção, que encanta muitas pessoas. Entretanto, o encanto, a emoção, em pouco tempo deixa de existir, para dar lugar à frieza, à indiferença e à falta de sensibilidade. O que era encanto torna-se uma tragédia na vida de muitos casais, levando-os a separação.

Este é o drama que vivem muitos casais: separação. Mas, afinal, quais são as causa de uma separação? São vários: infidelidade, ciúmes, falta de confiança, admiração, amor, e até mesmo a questão financeira. Sendo assim, para muitos casais a única saída é a separação. Separação que tem sido frequente na atual sociedade e, consequentemente, o casamento não é mais visto como uma instituição inseparável, duradoura.

       Deus não almeja a separação. Ele uniu o homem e a mulher para viverem juntos. A Palavra de Deus nos diz: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gn 2.24. Lemos ainda em Mateus 19.6: “De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. O termo unir significa aderir, cravar, prender, juntar. É um ato especial de juntar duas pessoas em uma só entidade, uma existência no qual os cônjuges estão apegados um ao outro. E a expressão uma só carne significa que não há mais duas entidades (dois indivíduos), mas agora há apenas uma entidade (um casal). É nesta união que aprendemos a conviver o amor, o perdão, a luta contra o egoísmo, a humildade, a orar juntos. É nesta união que aprendemos a ser paciente, ter coragem, a lutar diante das dificuldades.

       Se Deus une um homem e uma mulher num laço permanente, por que tantos casamentos são desfeitos? Por que muitos terminam em separação depois de alguns anos? A verdade é que com a queda do homem em pecado, caiu também sobre o casamento pesada cruz. O que Deus criou para o bem do ser humano também foi atingido pela falta de comunhão com Deus. Mas nenhuma crise, em princípio justifica a separação de um casal. Na verdade, Deus não promete um casamento sem momentos de crises. O que deveríamos fazer nesta convivência é uma adaptação constante de um para com o outro. Em que o amor precisa estar presente, que a sinceridade igualmente irá nortear o relacionamento de um casal, que a arte de perdoar precisa ser exercitado na vida matrimonial.
 


 

0 comentários:

Postar um comentário