SBB

terça-feira, 8 de novembro de 2016

REFLEXÃO

A solução das cidades

  Hoje, 8 de novembro, é o Dia Mundial do Urbanismo. Uma data estabelecida pela ONU em 1949 para “celebrar a promoção e a integração entre a comunidade e o urbanismo, promovendo a sua consciência e a sustentação”. Portanto há 60 anos, quando boa parte das pessoas vivia em zonas rurais, já existia preocupação com a sustentabilidade urbana. No Brasil, 86% da população residem nas cidades, e por isto a loucura do trânsito nos feriados, todos querendo voltar às origens do interior, fugindo para a praia, serra, campo, longe do urbanismo.

  Interessante que no começo da Bíblia há o registro que o raivoso Caim foi o primeiro homem a construir uma cidade que chamou de Enoque, nome de seu filho (Gênesis 4.17).  Depois surge a torre de Babel, o primeiro arranha-céu para tornar a cidade famosa (Gênesis 11.4). Resultado? Confusão e desentendimentos! Pensando bem, ainda hoje este é o maior problema em nossas cidades. As casas, os edifícios, as rodovias, enfim, a urbanização não é para satisfação comum das pessoas, mas para a notoriedade, a fama, o renome. Em vez de serem populares, as cidades são para dar popularidade. Em vez de funcionais, são complicadas com suas torres.

  O caos urbano, por isto, tem nome: o nome de seus construtores. E qual o resultado de suas vaidades? O texto sagrado responde: “Porque neste mundo não temos nenhuma cidade que dure para sempre” (Hebreus 13.14). Por isto a revelação de João: “E vi a Cidade Santa que descia do céu” (Apocalipse 21.2).  Quem assistiu o último Fantástico sobre a vulnerabilidade de Nova Iorque e o alerta sobre o aquecimento global que pode inundar grandes cidades mundiais, deve ter se espantado como eu. Por isto o grito: “Olho para os montes e pergunto: - De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu e a terra” (Salmo 121). Uma salvação que viaja do interior da Galiléia para nascer numa cidade, Belém. Assim a solução das cidades surge de um Messias urbano. 
             
Marcos Schmidt

0 comentários:

Postar um comentário