SBB

terça-feira, 1 de novembro de 2016

UM DEUS DE MISERICÓRDIA

   
 
 
TEXTO RM 1.7
TEMA:COMO POSSO ENCONTRAR UM DEUS MISERICORDIOSO?

 Ontem lembramos a Reforma realizada pelo Dr. Martinho Lutero, iniciada no dia 31 de outubro de 1517,quando afixou as 95 Teses na porta da Igreja de Wittenberg, na Alemanha.

Não pretendo fazer um relato histórico sobre a Reforma, mas refletir sobre a pergunta que atormentava Lutero. Preocupação de Lutero surge em função da situação espiritual que vivia o povo naquela época. O povo acreditava em bruxarias, superstições e só ouvia falar de Jesus como Juiz irado e não como um Salvador amoroso. Além disso, o mais grave era a venda das indulgências. Já as obras desempenhavam o papel principal nos ensinamentos dos mestres e professores naquela época. O relacionamento entre o homem e Deus era através das boas obras.

Diante destes ensinamentos Lutero vivia preocupado: “Como posso encontrar um Deus misericordioso”? Esta era a pergunta que atormentava não somente Lutero, mas todas as pessoas da época. A resposta da Igreja, diante desta pergunta: cumpre a lei e as ordens da Igreja. Mas se você quer ter plena certeza do perdão, torne-se monge. Lutero seguiu o caminho das obras ensinado pela Igreja. Entrou no mosteiro. Orou. Mendigou. Flagelou-se, mas tudo em vão!

Em todo esse desespero, Lutero encontrou a resposta para pergunta. A resposta estava nas Escrituras. Foi na Bíblia que Lutero encontrou o evangelho obscurecido durante muitos anos: “O justo viverá por fé”. Lutero: Comecei a entender a justiça de Deus através da qual os justos são salvos pela graça de Deus, a saber, pela fé, e não pelas riquezas, posição social e nem pelas boas obras.

Também é a pergunta da humanidade nos dias de hoje. Por que a nossa geração não está longe dos costumes, crenças e preocupações que havia no tempo de Lutero. O homem de hoje também pergunta: Como posso adquirir justiça que vale diante de Deus? Faça como Lutero! Procure a resposta nas Escrituras! Encontrará a justiça de Deus revelada no evangelho.

Enfim, a dedicação de Lutero e sua preocupação de encontrar um Deus misericordioso, é que hoje podemos nos alegrar e regozijar, agradecendo a Deus pela clareza que encontrou na Palavra. Agradecer porque temos a Palavra de Deus e as Confissões que expõem a Escritura com clareza. Por isso pedimos a Deus que nos faça crescer no consolo da graça, nos firme na fé, no amor à sua palavra e nos capacite para nossa missão de anunciar que o “justo viverá por fé”.

0 comentários:

Postar um comentário