SBB

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

REFLEXÃO

1° Advento. Profecias do Antigo Testamento
Dizei à filha de Sião: Eis aí te vem o teu Rei humilde (Mateus 21.5 ).
Advento é tempo de espera, no qual aguardamos a chegada de alguém. Desde muito cedo, a Igreja Cristã destacou, no seu calendário eclesiástico, os quatro domingos antes de Natal como um período para reflexão e preparo para o Natal.
O tempo de advento se divide em dois períodos distintos, o primeiro e o segundo advento. O primeiro advento iniciou quando Deus prometeu um salvador aos primeiros homens, Adão e Eva. Desde lá, os fiéis aguardaram a vinda do Salvador. Muitos profetas anunciaram detalhes sobre sua vinda. Por outro, muitos, infelizmente, se cansaram de esperar e caíram da fé. Este primeiro advento se cumpriu quatro mil anos após, quando vindo a plenitude do tempo determinado, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, para resgatar os que estavam sob a lei, a fim de que recebêssemos a adoção de filhos (Gálatas 4.4,5).
Todas as profecias com respeito à vinda do Salvador se cumpriram nos mínimos detalhes. O Salvador veio conforme prometido. Nasceu da virgem Maria, na cidade de Belém da Judéia, padeceu, sofreu, morreu. Foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu aos céus. Por sua paixão e morte reconciliou toda humanidade com Deus (Justificação objetiva, João 3.16). Ao subir aos céus, ordenou que se pregasse este evangelho, esta boa nova a todas as nações (Mt 28.19,20), para que todo o que ne crê, não pereça, mas tenha a vida eterna (Justificação subjetiva, Mt 16.16) Toda a pessoa que se arrepende de seus pecados e confia no perdão de Cristo, tem perdão dos pecados, comunhão com Deus e a vida eterna. E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste (João 17.3).
Após a ascensão de Jesus, quando os discípulos ainda estavam com os olhos fitos no céu, eis que um anjo lhes disse: Varões galileus, por que estais olhando para as alturas? Este Jesus que dentre vós foi assunto ao céu, assim virá do como o viestes subir (Atos 1.11). Aqui começa o segundo advento. Os cristãos esperam a segunda vinda de Cristo ao mundo, quando Jesus virá em glória para julgar vivos e mortos. A Bíblia tem muito a dizer sobre esta segunda vinda de Jesus. Ele virá como ladrão de noite (1 Tessalonicenses 5.2). Todos os mortos ressuscitarão (2 Coríntios 4.14). Céus e terra se desfarão (2 Pedro 3.10). Todos serão julgados. Os que confiaram em Jesus como seu Salvador, estarão à direita de Jesus, os que o rejeitaram à sua esquerda. Após o julgamento, Deus criará novos céus e nova terra, nos quais habitará justiça (2 Pedro 3.13).
Ao celebrar advento, lembramos o primeiro advento, os quatro mil anos de espera. Lembramos como os pais se apegavam à palavra de Deus. Queremos seguir o seu exemplo. Alegramos-nos no cumprimento das promessas. Lembramos também a segunda vinda de Cristo, para o juízo final e nos preparamos para o mesmo. Enquanto aguardamos a segunda vinda, Cristo vem a nós em sua Palavra. Por esta Palavra ele bate à porta de nosso coração, nos conduz ao arrependimento diário e nos fortalece na confiança na raça de Cristo. Faz-nos crescermos na comunhão com Deus e na vida santificada. Até sua vinda repentina para nos levar ao lar celestial. Oh! Vem Senhor Jesus. Amém

0 comentários:

Postar um comentário