SBB

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

A CRUZ DE CRISTO

 
TEXTO: MT 16.21-28
TEMA: A CRUZ DE CRISTO COMO UM SINAL


       Ao longo das rodovias existem cruzes. No alto das igrejas existem cruzes. Sobre o altar de cada congregação está uma cruz. Nos cemitérios, ou à beira das estradas, uma cruz significando sinal de morte. Ali se encontra a lembrança de alguém que morreu. Há ainda a cruz feita de ouro, de prata, com pedras preciosas, expressando a beleza de uma joia exibida por alguém que comprou como um adorno. Todas estas formas de usar uma cruz são de fato formas criativas da rica imaginação humana. Enfim, ela se popularizou de uma forma grandiosa.

      Que significado tem a cruz, para as pessoas de nossa geração? O que significa uma cruz, para mim e para você? É preciso não perder de vista o significado mais profundo da cruz. Jesus revelou o significado da cruz em sua vida e morte. Ela é símbolo de sacrifício e de morte. Por isso, a cruz é um sinal: Primeiro um sinal de nossa redenção, salvação, vida, perdão, consolo que Cristo obteve por nós. Ele venceu Satanás na cruz. Que grande consolo: A morte na cruz significou o esmagamento da cabeça da serpente. Foi na Cruz que ocorreu a maior prova de amor que já existiu, onde o próprio Deus deu a vida de seu Filho único para nos salvar. Nós fomos libertos na Cruz! Por isso, ela é o sinal de nossa redenção, salvação, vida, perdão, consolo que Cristo obteve por nós Diante dessa simples e grandiosa revelação, faz-se necessário compreendermos e não perder de vista o significado mais profundo da cruz. 
Resultado de imagem para imagens de jesus na cruz

 Finalmente a cruz serve como sinal de nossa vida cristã, de nosso viver e andar com Cristo diariamente. A discussão com Pedro acerca da cruz provocou a explicação sobre o discipulado. Jesus aproveita este momento para orientar e preparar seus discípulos diante da sua caminhada a Jerusalém. Na verdade, os próprios discípulos ainda precisavam entender mais profundamente o significado da cruz como sinal de nossa redenção, salvação, vida, perdão, consolo que Cristo obteve por nós e o significado de servir o reino de Deus. Sendo assim, apresenta um grande desafio aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (v.24).

      O uso que Jesus fez do símbolo da cruz, teve o propósito principal de ilustrar as dificuldades que os apóstolos deveriam esperar no discipulado cristão. Seria árduo e traria sofrimento, tão horríveis como a morte na cruz.

      Também temos cruzes a carregar. A nossa vida é rodeada de cruzes, as quais nem sempre as tomamos, nem sempre as assumimos, nem sempre aceitamos.
Resultado de imagem para imagens de jesus na cruz
 
Algumas são cruzes pequenas outras são grandes e visíveis. Carregamos, sim, tais cruzes, mais reclamando e blasfemando. O que é preciso é que cada um carregue a sua cruz. E Jesus nos diz como ele carregou a maior e mais difícil de todas as cruzes, quando morreu no alto do calvário. O justo pelos injustos, o santo pelos pecadores, para nos levar até Deus. Jesus nos diz como é que podemos ter forças para carregá-la: seguindo Cristo pela fé.

      Que cada um de nós, ao ver uma cruz, seja ela pequena, grande, bonita, feia, toscada, lisa, lembremo-nos: ela representa algo para cada um de nós: a nossa salvação. Que este sinal sirva de consolo vida e esperança durante a nossa vida diária.
Alcemar Cabreira

0 comentários:

Postar um comentário