SBB

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

MENSAGEM

     "Aconteceu que, estando Jesus numa das cidades, veio à sua presença um homem coberto de lepra; ao ver a Jesus, prostrando-se com o rosto em terra, suplicou-lhe: Senhor, se queres, podes purificar-me. (Lucas 5.12).
      No tempo de epifania contemplamos Jesus ao revelar-se, por suas mensagens e feitos, como Filho de Deus e Salvador da humanidade.
      Certa feita, Jesus estava numa das cidades da Galileia, cercado por uma grande multidão. Eis que um leproso, coberto de lepra, veio à presença de Jesus. Na verdade, ele não tinha direito a isso. Como leproso, ele fora excluído da sociedade, devido ao alto grau de contágio dessa doença. Leprosos deveriam manter distância de pessoas saudáveis. Ele, no entanto, quebrou todas as regras e veio à presença de Jesus. Prostrou-se diante de Jesus. Não exigiu nada, como por exemplo: Cura-me! Disse somente: “Senhor, se quiseres podes purificar-me”. Ele o disse com humildade. Sei que não tenho direito de exigir nada. Sou indigno. Deixo tudo nas tuas mãos. Isto demonstrou fé. 
Resultado de imagem para imagem de jesus curando leproso



As mensagens de Jesus não era uma propaganda, nem uma exigência ou ordem, como: Vocês precisam crer. Eram, porém, um convite, um oferecimento, um dar. O leproso compreender a mensagem de Jesus. Nele podemos ver a verdadeira fé. Ele disse: “Se queres, podes”! Ele sabia, eu não tenho direito de exigir nada, nem mereço nada. Mas tu que és infinitamente gracioso e vieste para nos libertar do pecado e do poder de Satanás, seja feia a tua vontade.
      Jesus lhe respondeu: Eu quero. Fica limpo. E no mesmo instante a lepra desapareceu do seu corpo.
      Eu preguei varias vezes sobre esse texto e gostava de, após a pregação, durante a semana, perguntar na reunião da diretoria, dos departamentos de jovens, e senhoras, em visitas: Vocês entenderam a mensagem. Restaram dúvidas, há perguntas? Desta forma eu tinha um retorno da pregação e podia aprofundá-la. Após uma pregação sobre esse texto, ouvi perguntas que anotei: Pastor, durante a sua mensagem me ocorreram várias perguntas: Que proveito nós temos hoje desse texto? Quantos doentes não podem encontrar hoje Jesus assim? Será que Jesus só ajudou a alguns doentes especiais e deixou muitos na multidão no seu sofrimento? Como vamos olhar para essa história?
Resultado de imagem para imagem de jesus curando leproso
 

           De fato, em relação a essa história, as perguntas podem se multiplicar.  Vejamos a ação de Jesus mais de perto.
      Houve momentos em que Jesus curou a todos da multidão (Mateus 9.35; 12.15), mas nem sempre o fez assim. Muitas vezes, após uma cura muito significativa, como aqui, Jesus se retirou da multidão (v.16).
      É que Jesus veio não para proporcionar à humanidade dias melhores e mais felizes aqui na terra, mesmo que a vida cristã, muitas vezes, proporciona isso em parte. Jesus veio para salvar a humanidade de seus grandes inimigos: pecado, morte e Satanás. Ele veio para reconciliá-los com Deus Pai. Por isso Jesus revelou-se, por suas mensagens e seus milagres, que eram sinais de ser ele o Salvador prometido por Deus. Ele chamou as pessoas ao arrependimento e à fé no perdão de Deus. Ele disse: “O meu reino não é deste mundo” (João 18.36) Disse a seus seguidores que seriam odiados, perseguidos e mortos (Lucas 21.12) e os exorou à fidelidade: “Não temais os que podem mar o corpo, mas não podem matar a alma” (Mateus 10.28).
      Por outro, hoje todos têm acesso a Jesus. Ele vem a nós por Palavra e sacramentos. Ele convida todos: “Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). E todos os que vem a ele humildes e com fé, ele atende. Os liberta dos males maiores, concede-lhes perdão dos pecados, vida em comunhão com Deus e a esperança da vida eterna. Quanto a nossos desejos materiais, saúde e prosperidade, seus filhos o pedem dizendo: “Seja feita a tua vontade” e sabem que Deus os guiará bem ao lar celestial, mesmo quando os responde: “Os meus pensamentos não são os vossos” (Isaías 55.8), os fiéis sabem que nas mãos de Jesus estão bem, mesmo sob a cruz. - HK

0 comentários:

Postar um comentário