SBB

quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A BÍBLIA NO BRASIL

SBB lança portal do Ano da Bíblia
Site reúne informações sobre a Bíblia Sagrada, materiais para download e agenda de eventos 
SBB lança portal do Ano da Bíblia

O Ano da Bíblia no Brasil – a ser celebrado ao longo de 2018 - acaba de ganhar um portal, www.anodabiblia.org.br, desenvolvido pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB). Responsável por incentivar as igrejas cristãs e a comunidade a homenagear esse importante livro, a SBB espera que o novo portal possa dar suporte a todas as iniciativas, reunindo agenda de eventos, materiais para download, notícias e sugestões de como comemorar a data.
“A ideia é que todas as igrejas cristãs participem dessa grande celebração, organizando suas próprias programações em torno do Livro Sagrado”, explica Mário Rost, gerente de Desenvolvimento Institucional da SBB e coordenador nacional da campanha. Para tanto, a SBB sugere, por meio do portal do Ano da Bíblia, a realização de uma série de eventos, entre os quais cultos especiais, maratonas de leitura bíblica, festivais de música, ações de evangelização com distribuição de literatura bíblica e passeios ciclísticos como o Pedalando por Bíblias.
“Queremos chamar a atenção da sociedade brasileira quanto à importância da Bíblia para a vida e destacar que ela é o livro da esperança para todas as pessoas: crianças, jovens, famílias e idosos, entre outros segmentos da população”, complementa Rost.
Ao dedicar o ano de 2018 para celebrar o Livro Sagrado, a SBB tem como objetivo destacar a importância deste livro, o maior best-seller de todos os tempos, e também comemorar os 70 anos da entidade, que serão completados em 10 de junho. Com o tema “Bíblia Sagrada: o livro da esperança”, as festividades começaram em 10 de dezembro, no Dia da Bíblia de 2017, e serão encerradas em 9 de dezembro do próximo ano, Dia da Bíblia, sempre celebrado no segundo domingo de dezembro.
 
Por que celebrar a Bíblia
Livro mais lido, traduzido e distribuído no Brasil e no mundo, a Bíblia atravessou os mais diferentes formatos, do papiro à era digital, numa demonstração clara da perenidade e atualidade da Palavra de Deus. Primeira obra de grande porte a ser produzida na prensa de Gutenberg, a Bíblia continua sendo o livro mais impresso em todo o mundo, ao longo de cinco séculos.
Considerada um tesouro da humanidade, a Bíblia completa já foi traduzida para 648 línguas, entre as 6.887 faladas no mundo, de acordo com dados de 2016. O Novo Testamento é encontrado em 1.432 línguas e há trechos da Bíblia em 1.142 idiomas. Embora ainda restem mais de 3.200 línguas faladas por pequenos grupos – totalizando mais de 250 milhões de pessoas – que não possuem um só trecho da Bíblia traduzido, é relevante a importância do Livro Sagrado para pessoas das mais diversas etnias, em todos os pontos do planeta.
Mais recentemente, a Bíblia passou a ser disponibilizada em formato eletrônico, podendo ser acessada por meio de smartphones e leitores digitais. Um exemplo é o aplicativo Biblia Plus, desenvolvido pelas Sociedades Bíblicas Unidas – aliança da qual a SBB faz parte e que reúne 147 Sociedades Bíblicas no mundo –, que possibilita o acesso gratuito de traduções bíblicas em diferentes línguas.
No Brasil, a SBB distribuiu, em 2017, 3.431.661 de exemplares da Bíblia em formato digital. No total, incluindo as obras impressas, foram distribuídas 8.652.593 Bíblias completas. Já o total de Escrituras, que engloba, ainda, Novos Testamentos, livretos, folhetos, obras acadêmicas e publicações infantis, atingiram 221.832.399 de exemplares.
Desde 2002, a Bíblia completa está disponível em Braile, tornando-se acessível também a pessoas com deficiência visual. Outros públicos contemplados com edições especiais do texto bíblico são as pessoas com deficiência auditiva e comunidades indígenas e de imigração.
 
Comemorações variadas
Em 2018, a SBB completa 70 anos, marcados pelo esforço de distribuir a Bíblia a todas as pessoas em qualquer lugar que estejam. Por isso, convida todas as igrejas cristãs a homenagear esse importante livro. A programação do Ano da Bíblia será divulgada ao longo do ano. Um Comitê Nacional de Referência, composto por mais de 2.000 líderes, e comitês estaduais estão encarregados de dar suporte às iniciativas.
O Ano da Bíblia merecerá programação especial no tradicional Fórum de Ciências Bíblicas, que chegará à 14ª edição em 2018, e nos Seminários de Ciências Bíblicas, promovidos pela entidade. Uma exposição sobre o tema, com peças do Museu da Bíblia (MuBi), percorrerá vários pontos do País, a partir de fevereiro, e será destaque também no espaço cultural da SBB, em Barueri (SP).
Além disso, a SBB lança a Nova Almeida Atualizada, revisão da consagrada tradução Almeida Revista e Atualizada, uma das preferidas pelos cristãos brasileiros. Com estilo clássico e linguagem atual, a obra foi desenvolvida tendo como base os textos bíblicos originais em Hebraico, Aramaico e Grego. Outro destaque é a transcrição do Novo Testamento, Salmos e Provérbios em linguagem web. O projeto foi pensado com o objetivo de promover a interação do público jovem com o texto bíblico.
Na programação, não faltarão atividades. As igrejas estão sendo convidadas a realizar maratonas de leitura, ciclos de palestras sobre o Livro Sagrado, cultos especiais, exposições, festivais de música, passeios ciclísticos e carreatas, entre outras atividades.
Esta é a segunda edição do Ano da Bíblia no Brasil. A primeira celebração ocorreu em 2008 e teve como tema “Bíblia Sagrada – Um livro para todos”.
A SBB – A Sociedade Bíblica do Brasil é uma entidade beneficente de assistência social, de finalidade filantrópica, educativa e cultural. Sua finalidade é traduzir, produzir e distribuir a Bíblia Sagrada, um verdadeiro manual para a vida, que promove o desenvolvimento espiritual, cultural e social do ser humano, provocando, assim, a transformação daquele que com ela entra em contato. Para cumprir a missão de distribuir, de forma relevante, a Bíblia a todas as pessoas desenvolve programas de assistência social em todo o País. Fundada em 1948, construiu sua trajetória com base na missão de "promover a difusão da Bíblia e sua mensagem como instrumento de transformação e desenvolvimento integral do ser humano”. A SBB faz parte de uma organização mundial, as Sociedades Bíblicas Unidas, que está presente em 147 países.

0 comentários:

Postar um comentário